PROJETO NÚMERO 0077 CABEDELO/JOÃOPESSOA 01 DE NOVEMBRO DE 2010
GUARDA SOL
PROPONENTE:
CAPP- CULTURA, ARTE E PROMOÇÃO POPULAR
AUTORIA:
Fred William de Brito Dutra
fredwilliam2008@gmail.com
83 8866 6724 – 83 9142 7629 – 83 8136 0107
PRAIA DO BESSA
UMA DAS PRINCIPAIS VITRINES DE NOSSA ORLA.
UMA DAS PRINCIPAIS VITRINES DE NOSSA ORLA.
O que é o Projeto, qual o seu objetivo geral?
O Projeto Guarda Sol, surge em um momento em que nossa cidade precisa agora, mais do que nunca, de uma vitrine, que possa mostrar ao mundo sua organização e suas qualidades, para atrair cada vez mais turistas e assim gerar renda e novas divisas para um Estado que entra na Rota do Desenvolvimento Social, Cultural, Turístico e de Novas Idéias que possam vir a agregar valores e oferecer oportunidades de renda para várias classes sociais até agora esquecidas, sem horizontes e maltratada pela maioria dos governantes.
Quais são os principais envolvidos?
De um lado, estamos falando aqui dos conhecidos, porém marginalizados flanelinhas, que oferecem segurança, e ao mesmo tempo, pela desorganização da classe, total desconfiança de toda a clientela.
Do outro lado os possíveis clientes, proprietários de veículos de todas as classes, e de todos os lugares, que precisam estacionar seus carros na nossa orla e em outros pontos da cidade para ir a praia com a família e não tem a menor garantia de que seu veículo estará bem guardado por aquele que se oferece para tal função, ou é um oportunista que esta oferecendo seu pseudo serviço para subtrair os pertences, ou mesmo o veículo, causando desconfiança e insegurança permanente a toda a população, sempre por anos e anos.
Publico Alvo?
Pessoas que freqüentam as praias e pontos turísticos da cidade em veículos automotores;
Quando e onde será realizado o Projeto?
O Projeto pretende acontecer a partir do momento em que sejam definidos os Parceiros para dar o apoio financeiro e logístico a sua instalação e organização.
- JUSTIFICATIVA
Em que contexto se insere o Projeto?
O projeto visa organizar o segmento dos Flanelinhas, personalizando, cadastrando, uniformizando, e oferecendo um enorme diferencial para os futuros profissionais de segurança de estacionamento de praia e de outros locais da cidade.
Qual a sua importância neste contexto?
Ao contrário da conhecida Zona Azul, que atua no centro da cidade o Projeto Guarda Sol tem por principio valorizar o ser humano, dar condições dignas de trabalho, gerar o reconhecimento popular, proporcionar ao Cliente e ao Guarda Carro confiança mútua e ainda por cima o grande diferencial:
DIVULGAR A NOSSA ARTE, NOSSA CULTURAL, NOSSOS PONTOS TURÍSTICOS E NOSSAS EMPRESAS.
Por que foi Pensado e Proposto?
O Projeto é uma proposta do Artista Multimídia Fred William, Presidente da Ong CAPP (Cultura, Arte e Promoção Popular), visando criar e organizar mais um tipo de serviço, analisando os mais antigos e responsáveis flanelinhas, determinando seu espaço de atuação (sua área), cadastrando-os junto a Secretaria de Segurança do Estado, Dando-lhes: uniforme, crachá de identificação, comanda de serviço para recibimento e controle da prestação de serviço perante o profissional e o cliente.
Qual seu diferencial?
Acima de tudo o produto que difere o Profissional cadastrado do que esta se aproveitando do serviço para outros fins:
O Guarda Sol – cartão para instalação na frente dos veículos com imagens dos pontos turísticos da cidade, promoções de shows e projetos culturais e assinatura de patrocinadores.
OBJETIVO
O que pretende com o Projeto?
Em principio gerar renda, limpar a poluição visual causada por flanelinhas sem prejudicar seu sustento, otimizar as suas ações profissionais e dar tranqüilidade aos clientes proprietários de veículos;
Para que foi pensado e proposto?
Foi pensado, como citado no parágrafo anterior, para limpar a poluição visual na orla e nos pontos turísticos da cidade e organizar o segmento dos flanelinhas que é uma classe marginalizada e que causa bastante problemas a comunidade dos grandes centros com a falta de oportunidade e de treinamento profissional;
Quais os benefícios culturais, sociais e econômicos derivados do projeto?
Benefícios Culturais:
Durante décadas os flanelinhas perambulam pelas ruas, sinônimo de delinqüentes, marginais e perigosos piratas do espaço público destinado ao livre estacionamento de pessoas decentes e trabalhadoras que necessitam de espaço para estacionar seus veículos.
Nunca, em momento algum nenhum segmento de governo ou da iniciativa privada se incomodou em dedicar seu olhar criativo para poder auxiliar esse segmento social que independente de nosso querer, existe e trabalha, com ou sem o consentimento das autoridades.
O problema existe e quase sempre gera incidentes, quando alguém resiste ao pedido de guardar o carro e ao voltar encontra o seu patrimônio danificado de qualquer forma.
Culturalmente nada foi pensado para transmutar essa energia negativa em algo produtivo para todos, e ficava até impossível para qualquer um imaginar tal possibilidade, porém, eu tive a inspiração e a humildade de pensar: Se eu fosse um flanelinha o que seria bom para ser reconhecido como um profissional de verdade?
E como Artista Multimídia, pude criar uma solução em que não apenas os flanelinhas fossem beneficiados, mas que muitos outros segmentos empresariais e de governo possam ser envolvidos e que o custo benefício de uma simples ação possa gerar uma enorme onda de benefícios como o efeito borbolêta (em que as batidas das asas de uma simples borboleta na áfrica, pode causar um tsunami na América do Sul),
Na Cultura, os Benefícios estão em que o diferencial que irá limpar a poluição visua,l causada pelos pedaços rasgados caixas de papelão, e instalados na frente de veiculos novos, importados, deixando tudo uma coisa horrível de se ver, será genialmente substituído pelos cartões: Guarda Sol Promocional, que nada mais é do que uma adaptação do que já existe no mercado e dados por algumas empresas para ser colocado na parte da frente dos carros evitando o aquecimento do veículo com os raios do sol. Este produto que sugerimos será fornecido gratuitamente aos flanelinhas cadastrados e vão ter imagens artísticas dos pontos turísticos da nossa cidade, de projetos culturais em evidencia e tudo isso assinado por Entidades do Governo Municipal e Estadual e Empresas Patrocinadoras. Estaremos assim de uma forma inteligente oferecendo informações Artísticas e Culturais aos transeuntes e aos proprietários de todos os veículos de toda a orla do Estado, criando uma Mídia Alternativa de importância Cultural e Social de grande Utilidade Pública.
Benefícios Sociais do Projeto:
Os benefícios Sociais estão transparentes em toda a proposta, tirar da marginalidade um segmento profissional, dar capacitação, responsabilidade, criar o cadastro dos mesmos na Secretaria de Segurança, determinar as áreas para atuação dos antigos Flanelinhas, agora Guarda Carros Profissionais e também promotores Culturais e Publicitários, levantando a alta estima de quem muitas vezes dorme nas ruas e se alimenta uma vez por dia, quando pode, vai ser uma revolução entre inúmeras famílias que sobrevivem dessa renda incerta e que agora será mais relevante e bem recebida.
Sem vínculos empregatícios com os profissionais mas garantindo seu sustento por meio de uma campanha promocional e de capacitação no atendimento e na abordagem aos clientes os Guanda carros vão poder de forma honesta e digna dizer: “sou um Guarda Carros Profissional, com especialidade na Promoção Cultural e Publicitária de minha cidade.
Seremos um exemplo ímpar para todas as partes do nosso imenso país, como uma cidade capaz de resolver seus problemas sociais com inteligência e integração social sem o preconceito de classe e com humildade para perceber o que se deve fazer para melhorar o nosso status perante a opinião pública.
Uma resposta mais que imediata para os governantes que até então, mesmo dispondo de um imenso capital e de material humano das mais diferentes categorias profissionais, que ganham milhões para pensar e apresentar idéias para resolver grandes e pequenos problemas, nunca se dispuseram a pensar nessa fórmula, simples direta, tão importante para a geração de emprego e renda e o melhoramento sócio econômico como um todo.
Notem quantos segmentos profissionais e de governo podem ser integrados nesse projeto:
No Governo Municipal, Estadual e Federal:
Secretarias e Ministérios de Ação Social, Turismo, Comunicação, Cultura,
No Campo Empresarial:
Gráficas, Serigrafias, Empresas de Fardamentos, Fábricas de Bonés, Empresas de Crachás, Agencias de Publicidade, Todos os Segmentos Empresariais que necessitam de Campanhas Promocionais e Publicitárias com a Criação desse Espaço Alternativo, Veículos de Comunicação, Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Teatros, Cinemas, Artistas, Casas de Shows, Profissionais Liberais, etc.
Todos de uma forma ou de outra podem tirar benefícios da simples exposição dessa mídia nos carros estacionados e distribuídos por pessoal responsável pela veiculação nos veículos
METAS A ATINGIR – RESULTADOS PREVISTOS
Quais são as metas a serem atingidas a partir dos objetivos do projeto?
Nossas metas é que esse projeto possa, em princípio ser implantado em nossa capital, em um segundo momento ser levado a outras partes do Estado e depois com o reconhecimento pelo governo federal ser implantado nacionalmente, criando assim a cooperativa nacional dos Guarda Carros e Promotores Culturais e Publicitários, Coordenados pela ONG – CAPP – Cultura, Arte e Promoção Popular.
Quais os resultados finais do Projeto?
Como resultado final, pensamos em ter um segmento profissional reconhecido nacionalmente com um organização independente em cooperativas que possam discutir de igual para igual seus interesses profissionais e que possam servir a sociedade de forma responsável treinando novos interessados, gerando oportunidades, proporcionando respeito e alto-estima para a até então desconhecida categoria profissional que parte do nada marginalizado para ter uma importante função social, difundir, promover e divulgar a Cultura, as Empresas e a Capacidade de superação de um povo que altruisticamente foi beneficiado com este projeto.